Páginas

domingo, 21 de agosto de 2011

Para começo de conversa - 2 21/08/2011

Amigos e amigas, pessoas conhecidas e desconhecidas tiveram a curiosidade de acessar este blog na sua primeira exposição pública ontem (20/08/2011). Mandaram-me mensagens e comentários particulares. Alguns informaram que estão indicando para outros a leitura deste crítica & afago. Seis mensagens de leitores me chegaram do exterior. Surpreenderam-me amigos e conhecidos, ou que passeiam ou se dedicam a aprimoramento de estudos em países estrangeiros. O traço comum de todos é a preocupação com assuntos e temas relevantes brasileiros, que dizem respeito à cidadania. Portanto, agradeço a atenção, o carinho e a receptividade.

Aos tantos que me escreveram, aos que exercem a política e cargos públicos ou eletivos, digo-lhes que o meu compromisso é com a justiça, com a integridade, honra e dignidade; com responsabilidade, seriedade e nobreza; com a honestidade e transparência como a política deve ser exercida. Não fosse essa razão, o blog crítica & afago poderia não ter sido criado. Este mural público também merecerá observação quanto ao comportamento da imprensa, dos veículos midiáticos que não estejam afinados com fatos e a notícia isenta, por estarem atrelados ao "jornalismo chapa branca", oficial. Esse é o perfil dramático e emblemático na região que habito, no interior de São Paulo, o Vale do Paraíba.

O artigo de hoje

Existem questões de maior grandeza, por certo, de natureza e interesse universal. Pois, hoje, exponho importante artigo do sociólogo Elimar Pinheiro do Nascimento, diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Ele tem formação e pós-graduação em universidades da França, viveu e desenvolveu trabalhos em países africanos e participou de governos e no assessoramento de políticos brasileiros sérios, íntegros.

O pernambucano Elimar é meu amigo. Partilhamos a classe ginasial no Colégio São Pedro, em Porto Alegre - RS. Lembro-me dele como orador potente, de dar inveja. Sensível e afavelmente contundente, emocionava. Cativava colegas e plateia com o seu discurso lúcido e engajado. Considero-o um estudioso aplicado e pensador brasileiro que sabe instigar. No seu currículo há inúmeros trabalhos políticos e sociológicos publicados. Presentemente ele aprimora estudos nos Estados Unidos, depois de uma passagem pelo Canadá. Mantemos contato aproximado por e-mail. Num deles me informou do seu artigo "A democracia sobreviverá ao século 21?", publicado na edição de 30 de maio deste ano, no jornal Correio Braziliense. Pois é este artigo do sociólogo Elimar Pinheiro do Nascimento que exponho a seguir, para leitura e pensar, com o generoso consentimento do autor.

7 comentários:

  1. Carlos Karnas estarei também neste blog sempre te acompanhando, pois tenho a certeza que encontrarei idéias e manifestações que muito me ajudarão na vida pessoal, profissional e também na parte dela em que tento ser poeta e escritor.

    Brasilino Neto

    ResponderExcluir
  2. Carlos o 'Critica e Afago' teve uma boa e interessante estreia ao inserir como primeiro artigo o elaborado pelo sociólogo Elimar Pinheiro do Nascimento. Estarei semprre aqui buscando informações e ensinamentos para a demanda do dia a dia da vida, sobretudo a 'felicidade'.

    Brasilino Neto

    ResponderExcluir
  3. Cheguei ao blog por indicação de amigo. Dediquei-me à leitura atenta dos artigos. Por ser do Vale do Paraíba, considerei as observações procedentes, especialmente sobre políticos e administrações municipais recheadas de escândalo e corrupção. Este espaço crítico é oportuno.

    ResponderExcluir
  4. Carlos Karnas, finalmente você abre comportas para a oxigenação de ideias e para combater a má política e a corrupção instalada, persistente na nossa sociedade. Seria bom que o maior número de políticos possível lessem os artigos que aqui estão expostos e de sua autoria. Lastimável que a mídia regional e local não lhe dêem o espaço merecido. Entretanto, este seu blog estará liberto de ferrolhos e seus escritos estarão soltos e disponíveis pafra leituras. Arthur Mascarenhas.

    ResponderExcluir
  5. Seus artigos (alguns já publicados em jornais e blogs da região) espelham a podridão de algumas administrações municipais e a venal atuação de vereadores. Nós, munícipes, precisamos da intervenção opinativa dos formadores de opinião. Por essa razão considero seu espaço importante e é bem-vindo, por ser portal de alerta ao horrível político que está estabelecido entre nós. Marçal Fonseca.

    ResponderExcluir
  6. O artigo do sociólogo Elimar do Nascimento dá o que pensar. Uma leitura inquietante.
    Madalena Soares.

    ResponderExcluir
  7. O seu espaço na internet, com este blog, sedimenta o seu compromisso com a nossa região. Para aqui você veio e demonstra com atitudes suas iniciativas para nos ajudar. Obrigado.
    Alexandre Ramos

    ResponderExcluir