Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Para começo de conversa - 5 14/09/2011

Não há como não deixar de fazer duas observações políticas neste blog: uma sobre Caçapava e outra sobre Taubaté. Minha geografia habitacional e cidadã mistura-se às duas cidades.

Caçapava: desconfianças preocupantes

Finalmente surge movimento legislativo no sentido de se investigar, talvez com seriedade, a administração do prefeito Carlos Antônio Vilela (DEM). Há uma Comissão Especial de Inquérito para apurar a existência de cargos comissionados criados de maneira ilegal pelo atual prefeito. Outra CEI foi criada para apurar contratações de locação de veículos e máquinas, com doação final, feitas pela Prefeitura. Os vereadores da Câmara Municipal deverão apurar todo o processo de licitação e contratos, pois há suspeita de sérias irregularidades e má gestão do dinheiro público. Os veículos e máquinas poderiam ter sido comprados de fornecedores e não locados, com visível economia para Caçapava.

O estranho é ser de autoria de vereador do DEM, o mesmo partido do prefeito, o requerimento solicitando a abertura da última CEI. A população de Caçapava convive, há muito, com sérias desconfianças a respeito da administração de Carlos Vilela. São inúmeras as ações municipais que têm chancela duvidosa. Eficiência e moralidade não são mais qualidades que atestam a administração do atual prefeito. Não há obra e realização municipal que tenha a devida transparência e competente prestação de contas. Para o cidadão de Caçapava, são notórias as artimanhas e a truculência do prefeito, com o poder de mando que sempre exerceu junto aos vereadores. Carlos Vilela não suporta ser contrariado e mostra-se pegajoso aos benefícios que lhe convêm.

Uma severa auditoria na administração municipal está mais que na hora. A dignidade, ética, moralidade e respeito se impõem neste momento. Não há mais como o prefeito Carlos Vilela perpetuar seus conchavos a portas fechadas e longe do gabinete de trabalho, cujos interesses estão longe do domínio público ou voltados plenamente para o bem da população e para o necessário desenvolvimento do município.

Chegou o momento de os vereadores de Caçapava assumirem a verdadeira responsabilidade pública, com isenção, em respeito ao cidadão que aqui vive, paga seus impostos e espera comportamento digno dos seus representantes legislativos e do poder executivo. O histórico político em Caçapava não contribui muito para se ter certeza da confiabilidade das práticas do prefeito e das de determinados vereadores. Existem todas as desconfianças. Isso é perceptível e não há como negar.

As CEIs estabelecidas obrigam o sério e competente trabalho investigativo, com propósito de se chegar às últimas consequências. Não há mais como o cidadão de bem conviver com falcatruas, corrupção e manobras do administrador público, que lesam o município.

No início do mês, por exemplo, a Câmara Municipal aprovou as contas do executivo relativas a 2009. O parecer da Comissão de Finanças e Orçamento foi contra aos números apresentados pela Prefeitura. Os vereadores, por 6 votos a 4, rejeitaram o parecer e aprovaram as contas do prefeito Carlos Vilela. Uma votação apertada, convenhamos. Por esse e tantos outros fatos é que as desconfianças persistem.

Taubaté: voz sufocada para nada dizer

O confuso emaranhado da política taubateana merece atenção permanente. Não fosse a ridícula e sofrida administração do prefeito Roberto Peixoto (PMDB), as mazelas municipais não deveriam merecer maior crédito. Infelizmente, além do prefeito, alguns vereadores avançam nas suas falsas qualidades para aflorar ações constrangedoras que não podem ser bem entendidas pela população. O melhor panorama dos fatos está em duas mídias na internet: o blog de Irani Lima e o blog do Jornal Contato. Faço a sugestão de leitura do artigo "Voz sufocada para nada dizer".